top of page
Buscar

Boato de que Elon Musk comprou a CNN viraliza nas redes sociais

Boato sobre aquisição foi desmentido por site americano de checagem de fatos, que confirmou a origem satírica da alegação


Em uma publicação de outubro de 2024 no Threads, rede social da Meta, uma alegação afirmava que Musk estaria “de olho” na compra da CNN para “consertar a mídia, uma rede de cada vez”. Essa história ganhou força e logo viralizou nas redes sociais, levando milhares de internautas a acreditar que o dono da SpaceX e da X (antigo Twitter) tinha, de fato, intenção de adquirir o canal de notícias.


No entanto, o site de verificação de fatos PolitiFact desmentiu a história, afirmando que a publicação sobre a compra da CNN por Elon Musk tem origem em um site de sátira. Segundo o PolitiFact, a origem do rumor está no SpaceXMania, que se descreve como uma plataforma de "notícias falsas fresquinhas".


A origem do boato


O artigo satírico foi publicado pelo SpaceXMania, um site que frequentemente divulga conteúdos humorísticos e fictícios, utilizando temas que possam atrair cliques e engajamento. O título da publicação era idêntico ao post no Threads, mas, ao contrário deste, trazia uma clara indicação de que se tratava de uma sátira.


O PolitiFact esclareceu que não há qualquer evidência confiável de que Elon Musk esteja considerando adquirir a CNN. De acordo com a checagem, não há declarações públicas ou anúncios formais que sustentem a veracidade do rumor.


Além disso, a própria CNN e Musk não se manifestaram oficialmente sobre o assunto, o que reforça a ideia de que se trata de uma história fictícia destinada a causar repercussão online.

Musk em evidência após vitória de Trump


O boato aparece em um momento em que Musk está em evidência por ter sido um dos principais apoiadores da vitoriosa campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.


Fundador da Tesla e quarto maior doador da campanha republicana para a Presidência dos EUA, Musk poderá desempenhar um papel central no governo de Donald Trump, que se inicia em 20 de janeiro. O bilionário sugeriu a criação de uma comissão de eficiência governamental para auditar despesas públicas, proposta que Trump adotou publicamente em setembro, indicando que Musk lideraria a iniciativa.

0 comentário

Comments


bottom of page