Nubank enfrentou falha que permitiu saques no crédito além do limite e bloqueou retirada de dinheiro na função débito; entenda caso e veja resposta do banco sobre problema
Um erro no sistema do Nubank permitiu saques indevidos entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira (8). Conforme relatos nas redes sociais, correntistas do banco digital conseguiram retirar dinheiros em caixas eletrônicos na função crédito, mesmo sem limite disponível na conta. O saque no cartão de crédito é uma forma de empréstimo, limitada até 15% do limite total de um correntista. O erro acabou afetando também o saque comum, na função débito, que ficou indisponível para alguns clientes. Além disso, há reclamações sobre contas duplicadas na fatura.
Em nota, o banco informou às 11h53 que "o serviço de saque via débito já foi normalizado" e que estava trabalhando para o restabelecimento do saque via cartão de crédito "o quanto antes". Mais tarde, às 14h30, a instituição compartilhou que "uma oscilação ocorrida durante a madrugada afetou temporariamente a disponibilidade de saque, e que as operações já foram normalizadas". A seguir, veja mais detalhes.
O problema com o saque gerou um aumento de buscas pelo assunto, com termos como "bug Nubank hoje", "Nubank bug" e "Nubank bugado" em aumento repentino no Google Trends nas últimas horas. Há reclamações também sobre cobranças indevidas em faturas, com valores sendo duplicados ou compras já pagas reaparecendo nas notificações do aplicativo.
O TechTudo também questionou o banco sobre essa falha. Em nota, a instituição informou que "não comenta casos específicos para preservar o sigilo bancário e esclarece que qualquer questão é solucionada diretamente com os clientes. Reiteramos que possuímos canais de comunicação disponíveis aos nossos clientes para esclarecimentos necessários".
Como funciona o saque no cartão de crédito do Nubank ?
Diferente do saque comum, quando o dinheiro físico é descontado diretamente da conta do cliente, a modalidade de saque no cartão de crédito permite que o usuário tenha dinheiro físico em mãos sem necessariamente ter algum valor na conta, como um empréstimo. O total será registrado na fatura, com juros de 9,75% ao mês, cobrado automaticamente o momento da operação.
O banco digital informa também que a função é restrita a até 15% do limite disponível para o cliente, chegando ao valor máximo de R$ 2.500 por ciclo de fatura. A empresa só recomenda o uso do recurso em dois casos: caso o estabelecimento em que uma pessoa queira realizar uma compra não aceite cartão ou quando se está no exterior.
Bug do Nubank': veja repercussão do caso nas redes sociais
O erro envolvendo o saque do Nubank foi comentado por diversos usuários nas redes sociais. Há imagens de que a situação teria
gerado filas em caixas eletrônicos. Confira: 'Bug do Nubank': veja repercussão do caso nas redes sociais
Comments